GESTÃO! A palavra do momento.

Falamos muito em gestão, gestor, entre outras titularidades, entretanto devemos utilizar a nomenclatura “ADMINISTRADOR ou ADMINISTRAR”, pois já que somos dirigentes, a Administração é muito mais ampla do que pensamos e imaginamos.

O Dirigente deve possuir ou deve buscar estes conhecimentos, a fim de Administrar sua Entidade. Este não deve ser somente um ser profissional capaz, mas sim mostrar ter a respectiva capacidade de ser, pois as turbulências são constantes e não se pode postergar.


Pois bem, no dia a dia enfrentamos vários desafios, pois chegam demandas de todos os lados, sejam estas da própria equipe de colaboradores, diretores, filiados e até dos admiradores que buscam alguma informação, ou até mais do que isto, uma solução para seus problemas e questionamentos.


A versatilidade deste dirigente deve ser enorme, pois deverá ter em primeiro plano o discernimento de interpretar a situação em questão e ser prático nas tomadas de decisões.


Este já será seu primeiro desafio, tomar decisões, pois não é para qualquer um, o que leva a tomar decisões, não só o conhecimento, mas também o ingrediente da sua vivência dentro deste processo, lembre-se da sua história e retórica, uma dose de feeling, pois um deslize comprometerá toda uma estrutura institucionalizada, portanto, tenha segurança naquilo que faz.


Este conjunto de virtudes, tais como conhecimento da matéria e do segmento envolvido, experiência, capacidade de gerenciar pessoas, audácia e iniciativa, permitirá que você esteja no caminho certo para ser um ótimo dirigente.


Jamais a hesitação, temor, indecisão e insegurança, visto que estes com certeza, mostrarão uma fraqueza que os lideres jamais podem demonstrar.


O dirigente tem que utilizar as ferramentas de Organização, Planejamento e Estratégia, com estas, poderá nortear e seguir com as suas atribuições com firmeza.


Uma dica, pode ser a Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e podendo ter uma analise do cenário,e, consequentemente sua tomada de decisão, este método auxilia muito no seu planejamento.


Conhecendo e definindo suas forças, pontuando e listando suas oportunidades, limitando suas fraquezas, e por fim, atentando pelas ameaças, você poderá examinar os ambientes internos e externos da sua Entidade.


Ter este raio-X com certeza será fundamental.


Portanto, nas próximas edições, transmitiremos maiores detalhes sobre como Administrar sua entidade.


Mauzler Paulinetti

ASEMESP

0 visualização0 comentário