top of page

CONDICIONAMENTO FÍSICO REGULAR X DEPRESSÃO E ANSIEDADE

IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR PARA PESSOAS COM DEPRESSÃO E ANSIEDADE



O tema em questão abrange duas doenças com maiores índices na atualidade principalmente com um aumento pós pandemia. Desta forma o assunto escolhido ajudaria muitas pessoas que hoje fazem utilização de medicamentos para o controle da doença, e com os exercícios podendo ter uma melhor significativa tanto mental, como fisiológica e ao bem estar. Segundo estudos realizados, a AF (Atividade Física) produz efeitos emotivos benéficos, a prática de exercícios físicos regulares acarreta benefícios psicológicos tais como: melhor sensação de bem-estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade, da tensão e da depressão.


Segundo estimativas e após a pandemia a OMS (Organização mundial da saúde) afirma que doenças do coração, depressão (TD) e ansiedade (TAG) serão as maiores causas não só de mortalidade, mas também de incapacidade sobre a população em geral.

A depressão é caracterizada por tristeza, baixa da autoestima, pessimismo, pensamentos negativos, desesperança e desespero. Seus sintomas são: fadiga, irritabilidade, retraimento e pensamentos suicidas. (COSTA; SOARES; TEIXEIRA, 2007)


Já a ansiedade enxerga perigo em tudo, falta de fome ou comer sem necessidade, alteração do sono, sofrer com tensão muscular, preocupar-se em excesso, ficar à beira de um ataque de nervos, conviver com medos irracionais, apresentar inquietação constante, problemas digestivos e seus sintomas são: angustia, irritabilidade, insônia, apetite desregulado, pensamentos catastróficos e falta de controle emocional, combinado também a taquicardia, falta de ar, formigamento, tremores e tontura. (CASTILLO et al., 2000)


O Exercício Físico (EF) é benéfico para melhorar do TAG e TD. Praticar regularmente atividades físicas, como caminhadas, corridas, natação ou musculação pode diminuir os sintomas das patologias promovendo bem-estar mental e físico. Isso ocorre devido à liberação de endorfinas, melhora do sono e no senso de controle emocional que o EF proporciona. (ROGERS et al. 2018).


Este projeto tem como objetivo demonstrar a eficiência dos EF de maneira como tratamento e prevenção das doenças: TAG e TD, de forma não farmacológico que seja em parceria com os profissionais de psicologia e psiquiatria. Desta forma trabalhando em prol dos sintomas patológicos e até mesmo na diminuição ou retirada dos medicamentos.

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page